Thiago 'Tode' Araujo
Em busca de novas oportunidades. Entre em contato!
About
Jornalista, Programador & Marketeiro. Sou especialista em analisar dados e construir estratégias para crescimento e retenção de audiências. Liderei equipes de growth em empresas de mídia, startups e em projetos com marcas locais e globais. Um comunicador apaixonado por conhecer pessoas e suas histórias. Prazer, sou o Tode!
Education
Work Experience
➔ Alocado na Editora Globo, contratada para lançar a IF, gerenciei uma equipe de 5 pessoas responsável pelo desenvolvimento de audiência e painéis para análises de dados.
➔ Supervisionei diferentes iniciativas de crescimento, com foco em estratégias de SEO, Social, E-mail e Ads. Do lançamento a mais de 3 milhões de visitas mensais em pouco menos de 2 anos.
➔ Atuei como um dos elos fundamentais entre as equipes editoriais, a desenvolvimento web e as de operações de anúncios.
➔ Atuei como consultor em cinco sessões com editoras de pequeno e médio porte no Brasil, por meio da Blue Engine Collaborative contratada pela Google News Initiative (GNI). Meu papel foi ajudar essas editoras a aprimorarem suas operações e estratégias de mídia.
➔ Trabalhei em uma posição híbrida de growth, que combinava esforços de marketing em canais proprietários orgânicos, como e-mail; e em canais pagos, como Social Ads.
➔ Liderei uma equipe de 3 pessoas focada em estratégias de aquisição, retenção e engajamento de audiência; em busca de melhores taxas de conversão de assinaturas e redução do churn.
➔ Participei dos laboratórios de aceleração do Google e Meta, representando o grupo nos fóruns. Com os aprendizados, foi alcançada a meta de 20 mil assinantes em 2021.
➔ Lançamos, com sucesso, duas marcas no mercado brasileiro: a revista Gama e o Nexo Políticas Públicas, além de uma assinatura do Nexo em parceria com o americano The New York Times.
➔ Fui responsável pelas estratégias de mídia social e marketing de conteúdo da empresa durante a fase de hypergrowth com o lançamento do 99Pop em 32 cidades.
➔ Atuei como líder do squad de Comunicação, coordenando iniciativas entre os departamentos de Comunicação, Operações, CX, Jurídico e Relações Governamentais.
➔ Gerenciei, com o squad, a produção de mais de 2000 comunicações transacionais e informativas. Além disso, campanhas de treinamento e aquisição de motoristas, testando mensagens e formatos para maximizar a presença da marca e o aumento das corridas.
➔ Cofundador do ABC, atuei como peça-chave para conectar clientes, agências, equipes editoriais e engenheiros de tecnologia, diante dos desafios para se fazer e distribuir branded content no ambiente digital.
➔ Construí e fiz a expansão das soluções de publicidade nativa para distribuição dos projetos no abril.com.br. Iniciativa em parceria com a equipe de Operação de Anúncios (AdOps) que cuidou do lado técnico, enquanto o conceitual foi costurado junto com as marcas editoriais por mim.
➔ Monitorei e melhorei o desempenho de conteúdo em mais de 50 campanhas em conjunto com a minha equipe de growth compostas por 3 analistas.
➔ Iniciei o desenvolvimento de um novo site com foco em dispositivos móveis e otimizei o existente, o que resultou em um aumento do tráfego orgânico instantâneo.
➔ Construí uma nova estratégia de Social para impulsionar o público também para outros produtos Trip e TPM, como os programas de rádio e TV.
➔ Experimentei e criei para Social ações inovadoras, como o uso do Snapchat enquanto linguagem para coberturas live e influenciadores, em momento em que formato stories não eram comuns.
➔ Publiquei "Você sabe o que é transar sem medo?", primeiro relato na imprensa brasileira sobre o uso de PrEP para HIV
➔ Parte da equipe fundadora que trouxe o HuffPost para o Brasil.
➔ Liderei junto à equipe a estratégia de SEO e Social que fez o site atingir 5 milhões de visitantes no primeiro ano de operação.
➔ Criei dezenas de conteúdos compartilháveis com demais editores, incluindo infográficos virais que cultivaram uma base de fãs altamente engajada nas redes sociais.
➔ Com o sucesso da estratégia em Contigo!, fui convidado para inaugurar e posteriormente coordenar uma equipe de 4 pessoas na área centralizada de Mídias Sociais da Abril.
➔ Desenvolvemos lá materiais de consultoria técnica e estratégica para a gestão da presença nas redes sociais das mais de 30 marcas editoriais da empresa, naquela época.
➔ Rastreamos com sucesso o impacto das mídias sociais, especialmente em assinaturas, o que alçou Social como um importante canal de vendas (25-40%, dependendo da marca).
➔ Fui responsável pela estratégia de Twitter e Facebook quando as redes estavam em seus primeiros anos no país. Incorporei elementos inovadores, como a personificação de marca, aliado ao rigor na análise de dados. O resultado foi dobrar o número total de seguidores. Além disso, a estratégia aumentou a taxa de engajamento para o patamar de 30%, o maior índice da editora naquela época.
➔ Criei novos canais, experimentando Foursquare e Tumblr, por exemplo. Isso contribuiu para aumentar o reconhecimento da marca da Contigo! com públicos jovens.
➔ Colaborei no lançamento do primeiro jogo social com uma marca de mídia no país, em conjunto com uma startup de games. "Cidade dos Famosos" atraiu mais de 500 mil jogadores em poucas semanas no ar.
Certifications
Awards
Pela estratégia do HuffPost Brasil
Pelo game "Cidade dos Famosos"
Writing
Reunimos as principais dúvidas e - algumas - respostas que consumidores, fãs e haters da gigante brasileira estão procurando neste momento.
Newsletter semanal da plataforma.
Jornalistas da Abril falam sobre o desafio de produzir conteúdo capaz de capturar a atenção do usuário.
Jornalista relata sua experiência com PrEP e o Truvada, remédio que afasta a possibilidade de sermos infectados pelo vírus HIV, e que está sendo testado no Brasil.
Em 2013 foram contabilizados 312 assassinatos, mortes e suicídios de gays, travestis, lésbicas e transexuais brasileiros vítimas de homofobia e transfobia, de acordo com levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB). O documento inclui a morte de uma transexual brasileira no Reino Unido e um gay morto na Espanha. A média é de uma morte a cada 28 horas.
Speaking
Painel realizado no dia 2 de dezembro de 2020, durante o 3º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, 3º Fórum de Jornalismo Especializado, 6º Prêmio Especialistas e 10ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.